quarta-feira, 10 de julho de 2013

Manifestações pelo Brasil - Senso Comum

E aí, pessoal?
Bem, eu estou ausente há algum tempo, por isso decidi postar um trabalho de filosofia que eu acabei de terminar. É sobre senso comum e cada aluno deveria escolher um tema polêmico e falar sobre ele e, adivinhem o que eu escolhi? Bom, já é mais que fácil decifrar esse código, acho eu pelo menos... Acabei optando pelas bravas manifestações que andam ocorrendo em solo nosso, hahaa. Espero que leiam e reflitam, ou não também... ¬¬ enfim, vamos lá:

Manifestações pelo Brasil

As manifestações que ocorrem atualmente no Brasil, nada menos são do que o estopim daquele desejo quase insano que os brasileiros possuíam há anos, de realizar alguma coisa para mudar o país para melhor. Claro, sempre existem aqueles que não querem absolutamente nada, apenas aproveitam sua chance para se beneficiarem de alguma forma. Porém, isso não é o mais importante, na verdade, temos que ter uma visão além daquela que nos impõe, quase que imperceptivelmente, a mudar de ideia quanto ao que acontece no momento.
O Brasil sofrera uma série de baques dolorosos e influenciadores, sim. Mesmo que digam não, nós sabemos a verdade. Desde que foi colônia de Portugal, nosso país foi ensinado de maneira explícita que levar vantagens sobre as demais pessoas é o correto. Daí surge aquele famoso jeitinho brasileiro de ser. Também, e nada menos importante – o que auxiliou para a situação na qual enfrentamos hoje – a ditadura militar, essa que impões certo temor – ou admiração – na maioria das pessoas, foi uma das principais, senão a única, responsável pela criação do indevido senso comum que diz: Brasileiros, atenção! Tudo isso é normal, continuem com suas vidas cômodas, por favor. Sim, parece estúpido, mas é isso o que viemos fazendo durante todo esse tempo. E, afinal, por que a ditadura militar contribuiu para isso? Simples, pois ela forçava a população a se calar, a jamais contrariar o que o governo impunha de maneira que apenas privilegiasse a ele mesmo. Infelizmente, gerações passadas acostumaram-se com o comodismo e jamais fizeram algo, aliás, a única coisa que fizeram foi passar essa mesma comodidade adiante, para seu descendentes.
Agora, paramos finalmente para pensar: por que justo nesse momento, por que não antes? Bem, isso certamente não é tão simples. Ninguém pode dizer exatamente quando uma pessoa – ou uma massa realmente grande delas – entrará em combustão espontânea e simplesmente explodirá em gritos, cartazes e lágrimas de emoção, pedindo por mudança. Era de se esperar que pudéssemos ver um copo se enchendo aos poucos, afinal a água – ou, seja lá o que for que o encha – é tão visível conforme sobe lentamente para a borda. Porém, isso realmente não é fácil. O governo acabou exagerando em suas medidas e, em alguma hora, a bomba explodiria. R$0,20 foram uma desculpa para todos saírem às ruas. Nada mais do que isso.
Um dos meios que mais ajudou nessa organização toda, certamente foi a Internet. Com ela, fora realmente muito mais fácil mobilizar uma quantidade exorbitante de pessoas para fazer com que tudo desse certo. Nesse ponto, a ciência contribuiu com eficiência e só temos a agradecer por isso. Redes sociais são já consideradas tão comuns e essenciais na vida das pessoas, que elas passaram a ser um diário extremamente aberto, em que todos colocam suas opiniões, suas vidas, mas, pelo menos uma única vez, deixou de ser motivo de intrigas e fofocas e se tornou uma ferramenta muito importante na busca por modificações do sistema.
E aí, concordam?

Algumas imagens que eu achei bem interessantes:

Manifesto em Porto Alegre, RS

Manifesto em Porto Alegre, RS

Manifesto em Sapiranga, minha humilde cidadezinha

Gosto dessa foto, foi após eu gritar como uma louca embaixo da chuva e ficar gripada mais tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário